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A Califórnia, o estado mais populoso do país e o centro da cultura automobilística dos EUA, vai proibir a venda de novos veículos movidos a gasolina a partir de 2035, marcando um passo histórico na batalha do estado contra as mudanças climáticas.
A regra, emitida pelo Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia na quinta-feira, forçará as montadoras a acelerar a produção de veículos mais limpos a partir de 2026, até que as vendas de apenas carros, picapes e SUVs com emissão zero sejam permitidas no estado.
A votação unânime ocorre depois que o governador Gavin Newsom estabeleceu uma meta em 2020 para acelerar a mudança dos motores de combustão interna. O setor de transporte representa a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa na Califórnia, que sofreu com incêndios florestais recordes, secas e poluição do ar agravadas pelas mudanças climáticas.
A decisão terá impactos abrangentes além da Califórnia e abrirá caminho para que outros estados adotem a exigência. Pelo menos 15 estados , incluindo Nova Jersey, Nova York e Pensilvânia, adotaram os padrões de veículos da Califórnia em regras anteriores de carros limpos.
Liane Randolph, presidente do Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia, disse que a regra é um dos esforços mais importantes do estado para limpar o ar e levará a uma redução de 50% na poluição de carros e caminhões leves até 2040.
A política não proibirá as pessoas de continuarem dirigindo carros a gasolina ou de comprá-los e vendê-los no mercado de usados após 2035.
Mas a regra elimina gradualmente esses veículos ao longo do tempo, exigindo que 35% do total de vendas de veículos novos sejam movidos a baterias ou hidrogênio até 2026 e 68% até 2030. Mais de 16% dos carros novos vendidos na Califórnia em 2022 foram zero emissões veículos, disse o estado , acima dos 12,41% em 2021 e 7,78% em 2020.