Meio Ambiente

Cop27: acabar com a guerra na Ucrânia é necessário para enfrentar a crise climática, diz Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse aos líderes mundiais que não serão capazes de enfrentar a crise climática a menos que a invasão russa de seu país termine.

“Não pode haver política climática eficaz sem a paz”, disse ele em um discurso em vídeo na cúpula climática Cop27 da ONU no Egito na terça-feira. “A guerra russa provocou uma crise de energia que forçou dezenas de países a retomar a geração de energia a carvão para reduzir os preços da energia para seu povo, para reduzir os preços que estão subindo de forma chocante devido a ações russas deliberadas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vladimir Putin, o presidente da Rússia, um dos maiores produtores de combustíveis fósseis do mundo, usou o domínio de seu país no fornecimento de gás para a Europa para aumentar a pressão sobre os países da UE e outros sobre a guerra.

Zelensky não citou os países individualmente, mas disse na cúpula: “Ainda há muitos para quem a mudança climática é apenas retórica ou marketing, não ação real. São eles que dificultam a implementação das metas climáticas; são eles que em seus escritórios zombam daqueles que lutam para salvar a vida no planeta… São eles que iniciam guerras de agressão quando o planeta não pode pagar um único tiro, porque precisa de uma ação conjunta global”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Putin desprezou a cúpula em Sharm el-Sheikh, onde mais de 100 chefes de Estado e de governo, bem como 45.000 outros delegados, se reuniram nos últimos dois dias para discutir a crise climática. Cada líder fez um breve discurso na conferência, mas o de Zelenskiy recebeu uma das melhores respostas.

Ele deixou claro que a guerra na Ucrânia era um problema não apenas para seu próprio país, mas para o mundo em geral, e traçou paralelos diretos com a crise climática.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“[A guerra] trouxe uma crise alimentar aguda para o mundo, que atingiu mais aqueles que sofrem as manifestações existentes das mudanças climáticas”, disse ele.

Ele se referiu aos impactos nas florestas da Ucrânia, das quais uma tora embutida em estilhaços foi exibida no pavilhão Cop27 da Ucrânia. “A guerra russa destruiu 5 milhões de acres de florestas na Ucrânia em menos de seis meses”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na Cop27 , os países pobres estão pedindo mais assistência financeira do mundo rico para ajudá-los a lidar com os efeitos do clima extremo, e seus negociadores passarão o resto da quinzena tentando chegar a um acordo que permita esses fundos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile