Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez um desabafo nas redes sociais nesta segunda-feira (22) sobre as operações contra o garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomamis.
Segundo a ministra, a base do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) já foi alvo de atentado cinco vezes.
“O presidente @LulaOficial assumiu o compromisso de que vamos expulsar os criminosos das Terras Indígenas. Não está sendo fácil, só a base do IBAMA já foi atacada 5 vezes por criminosos! Levando tiro, junto com a PRF e a Polícia Federal”, escreveu a ministra em rede social.
O presidente @LulaOficial assumiu o compromisso de que vamos expulsar os criminosos das Terras Indígenas. Não está sendo fácil, só a base do IBAMA já foi atacada 5 vezes por criminosos! Levando tiro, junto com a PRF e a Polícia Federal.
— Marina Silva (@MarinaSilva) May 22, 2023
A operação contra garimpeiros ilegais na Terra Yanomami já destruiu 327 acampamentos montados na floresta, 24 aeronaves, 26 balsas e 24 embarcações em três meses de atuação de fiscalização intensa contra os invasores no território, acordo com o balanço foi divulgado no dia 16 de maio.
Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a primeira instituição a deflagrar operação contra os garimpeiros na terra indígena.