Meio Ambiente

‘Licenciamento ambiental é sempre uma questão técnica’, diz presidente da Petrobras ao rebater Marina Silva

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Em entrevista ao site g1, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, rebateu as falas da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, contra o parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) que libera exploração de petróleo na foz do Amazonas.

De acordo com ele, “licenciamento ambiental é sempre uma questão técnica”. Ao comentar sobre o tema mais cedo, Marina disse que “não existe conciliação para questões técnicas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A questão dos licenciamentos ambientais é sempre uma questão técnica. Pode ser de técnica jurídica, legislativa, econômica, operacional ou ambiental. Portanto, o licenciamento é sempre técnico”, afirmou Prates.

O presidente da Petrobras também disse ao site g1 que havia uma pendência de interpretação jurídica sobre a necessidade de uma avaliação ampla setorial de toda a área da Foz do Amazonas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Portanto, uma decisão técnica, um parecer técnico e jurídico interpretou que essa AAAS não é necessária”, afirmou.

“Agora, vamos partir para outra dimensão, também técnica, que é o licenciamento específico desse poço nessa locação, com essas condições e com as condicionantes que o Ibama impuser à Petrobras, que serão integralmente seguidas”, continuou o presidente da Petrobras.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Prates também afirmou que “quaisquer condições colocadas pelo Ibama para este licenciamento, que sabemos que é numa área sensível, que levantou uma celeuma pública muito importante, será seguido pela Petrobras”.

“Há uma dimensão política que é dos estados, do Estado brasileiro e dos municípios que querem saber se essa potencial riqueza será explorada de fato e como ela será explorada. Se em detrimento deles ou em favor da transição energética e da preservação ambiental da Amazônia”, disse o economista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile