Meio Ambiente

Manaus amanhece coberta por fumaça, e índice de poluição é o segundo maior do mundo

(Divulgação)

A capital amazonense amanheceu mais uma vez coberta por intensa fumaça nesta quarta-feira (11). De acordo com o painel de monitoramento de qualidade internacional World’s Air Polution, que reúne dados de sensores ao redor do mundo, a qualidade do ar em Manaus foi classificada como “hazardous”, ou seja, “perigosa”.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) atribui a fumaça às queimadas que acontecem nos municípios vizinhos da capital amazonense. Somente neste ano, até o mês de setembro, já foram registrados 11.104 focos de queimadas no Estado do Amazonas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A média do índice de poluição de Manaus é de 459 ug/m3, ultrapassando os níveis de poluição de Istanbul, na Turquia, com 403 ug/m3; e do Distrito Sedibeng, na África do Sul, com 348 ug/m3. A capital amazonense perde só para o condado de Siskiyou, localizado na Califórnia, Estados Unidos, com nível alarmante de 748 ug/m3.

Em quase todas as zonas da capital, o nível de poluição do ar ultrapassa os 200 MP2,5 (ug/m3), considerado péssimo para a saúde. Os pontos mais críticos estão localizados nas proximidades dos bairros Compensa, Aparecida, Colônia Oliveira Machado e Morro da Liberdade, com índices ultrapassando o 400 MP2,5 (ug/m3).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os índices de qualidade do ar podem ser conferidos em tempo real pelo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), que possui sensores instalados em vários pontos de Manaus.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile