Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em uma publicação realizada na tarde do último sábado (27), o jornal Folha de São Paulo reconheceu o erro ao associar uma propriedade localizada em Urubici, Santa Catarina, ao nazismo. Na ocasião, o jornal havia declarado que a propriedade fazia “muito provavelmente” uma alusão à ideologia consagrada por Adolf Hitler.
O jornal reconheceu o erro e explicou que a palavra “heil”, presente na placa da propriedade, possui diferentes traduções, incluindo “salvação”, “salvo” e “ileso”, além de ter sido utilizada como interjeição em saudações nazistas como “Heil, Hitler”.
“Neste caso, no entanto, a palavra “heil” é uma referência ao sobrenome da família dona da propriedade. É incorreto, portanto, fazer referência a essas estruturas como “telhas arianas”, como escreveu a colunista Giovana Madalosso. A falta de uma rigorosa checagem de dados, conforme recomenda o Manual da Redação, levou ao erro cometido pelo jornal”, diz a publicação.
A coluna assinada pela jornalista Giovana Madalosso apontou a presença da palavra “Heil” em telhados de casas em Urubici, na Serra Catarinense, como uma suposta saudação nazista. A jornalista relata ter visto a escrita durante suas férias na região.
A apontou falsamente que a palavra em propriedade de SC fazia relação com a saudação nazista “Heil Hitler”, salve hitler, em português.
O sobrenome Heil é conhecido no estado de Santa Catarina , especialmente na cidade de Brusque, onde a família Heil é residente e possui propriedades em Urubici, uma cidade situada a aproximadamente 170 quilômetros de Florianópolis.