Destaques

Ex-presidente do Peru morre após tentar suicídio ao ser preso por caso Odebrecht

O ex-presidente de Peru Alan García faleceu após ter tentado suicídio quando seria detido pela Polícia em sua residência. García seria preso preventivamente por 10 dias, no enquadramento das investigações pela suposta distribuição de propinas da construtora Odebrecht que alcançou membros do seu Governo quando ele governou o país entre 2006 e 2011.

García foi levado ao hospital Casimiro Ulloa, mas não resistiu ao ferimento. Mais cedo, a ministra da Saúde peruana, Zulema Tomás, disse que o político havia sofrido três paradas cardíacas e que seu estado de saúde era delicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministro do Interior peruano, Carlos Morán, esclareceu que os agentes e o promotor Henry Amenábar entraram na residência e informaram ao ex-presidente – que estava na escada do segundo andar – sobre a ordem de prisão. O político disse que iria telefonar para seu advogado, foi para o seu quarto e fechou a porta. Poucos minutos depois, um tiro foi ouvido. A polícia forçou a porta e encontrou García com uma ferida na cabeça e o levou para o hospital “, acrescentou Morán.

García foi presidente da nação entre 1985 e 1990 e novamente de 2006 a 2011. Como outros membros do alto escalão da América do Sul, ele foi envolvido no escândalo da Odebrecht e estava sob investigação por suspeita de recebimento de suborno da gigante de construção brasileira. Ele nega irregularidades.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Investigações sobre doações de campanha e subornos pagos pela Odebrecht respingaram sobre os últimos quatro presidentes do Peru e paralisaram grandes projetos de infraestrutura. Alejandro Toledo (2001-2006) fugiu para os Estados Unidos e enfrenta um pedido de extradição. Ollanta Humala (2011-2016), preso por um ano, agora responde às acusações em liberdade, mas foi impedido de deixar o país. Já o ex-presidente Pedro Paulo Kuczynski (2016-2018) foi preso na semana passada.

Em seu Twitter, o atual presidente do Peru, Martín Vizcarra, lamentou a morte de Garcia. “Consternado pela morte do ex-presidente Alan García. Envio minhas condolências a sua família e seus entes queridos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile