Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A administração Trump está procurando uma maneira de impulsionar o financiamento ao líder oposicionista da Venezuela Juan Guaidó, que foi reconhecido pelos Estados Unidos e outros 49 países como o presidente interino do país. Descongelar ativos e empréstimos são algumas das opções.
Três agentes americanos disseram a jornalistas da CNN que a iniciativa faz parte da tentativa de tirar Nicolás Maduro do poder. O dinheiro seria para Guaidó pagar militares e outros servidores.
“Eles estão tentando descobrir como ajudar o governo interino a providenciar cheques, esse tipo de coisa, para ter uma possibilidade de dizer ‘ei, somos um governo que funciona’”, disse um oficial do Capitólio nos bastidores.
A administração considera várias alternativas para conseguir fundos e ajuda humanitária, disse a fonte.
Uma das alternativas seria enviar o dinheiro por avião até a Colômbia e entregá-lo pela fronteira. Outra maneira seria aliviar as sanções de estatais de uma maneira que os fundos cheguem a Guaidó.
O governo dos EUA está ajudando Guaidó financeiramente desde que o país reconheceu o oposicionista como presidente interino da Venezuela, em janeiro deste ano. Os americanos enxergam o financiamento como chave para estabilizar o país e a liderança de Guaidó.