Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Após confronto na fronteira de Gaza com Israel nesta quarta-feira (15), cerca de 50 pessoas ficaram feridas após protestos que marcam os 71 anos do “Nakba”. A expressão é usada por palestinos para fazer referência ao início do deslocamento de milhares de nascidos na Palestina após a criação do Estado de Israel.
Cerca de 10 mil manifestantes, segundo o exército israelense, reuniram-se na divisa do enclave litorâneo com Israel, cenário de recentes conflitos.
Tropas israelense disparam gás lacrimogêneo e balas de borracha para afastar a multidão, entretanto, testemunhas dizem que também recorreram à munição real.
De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, ao menos 47 pessoas ficaram feridas no confronto, porém, não se sabe o real número dos feridos por balas de borracha e gás lacrimogêneo ou por munição real.
“Os arruaceiros estão incendiando pneus e atirando pedras. Vários artefatos explosivos foram lançados de dentro da Faixa de Gaza, também, e foram feitas várias tentativas de romper a cerca de segurança. As tropas estão reagindo com meios de dispersão de tumulto”, afirma o comunicado do exército israelense.