Mundo

Bolsonaro rebate Merkel ‘Não vim aqui para ser advertido por outros países’

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), rebateu nesta quinta-feira (27), a chanceler alemã, Angela Merkel, após o desembarque em Osaka, no Japão, para o encontro do G20. Após Merkel afirmar que se preocupa com as ações de Bolsonaro sobre o desmatamento no país, o presidente brasileiro disse que o país “tem exemplo para dar para a Alemanha” sobre questões ambientais.

“O presidente do Brasil que está aqui não é como alguns anteriores, que vieram aqui para ser advertidos por outros países, não. A situação aqui é de respeito para com o Brasil. Não aceitaremos tratamento no passado como alguns chefes de Estado tiveram aqui”, disparou Bolsonaro a jornalistas na chegada ao hotel onde irá se hospedar pelos próximos dois dias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro culpou a imprensa ao comentar a fala da chanceler. “Eu vi o que está escrito e, lamentavelmente, em grande parte o que a imprensa escreve não é aquilo.” Advertido por um jornalista que as observações de Merkel foram publicadas pela imprensa estrangeira, e não brasileira, Bolsonaro respondeu: “Não interessa que foi alemã, e deixa eu terminar o raciocínio. Então tem que fazer a devida filtragem para não se deixar contaminar por parte da mídia escrita, especialmente”.

O presidente encerrou o encontro com jornalistas no meio da entrevista, após dois minutos de conversa. Antes, deu respostas curtas a perguntas sobre a participação do Brasil na reunião das 20 maiores economias do mundo. “Vamos ouvir e falar”, disse Bolsonaro sobre o G-20. Questionado sobre o que pretende dizer, Bolsonaro devolveu a pergunta a um jornalista: “O que você quer que eu fale?”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile