Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, concordou em dar o primeiro passo para o impeachmentdo presidente americano Donald Trump, informou o jornal Washington Post nesta terça-feira, 24. Segundo fontes do partido de oposição, ela abrirá uma investigação formal para determinar se Trump pode ser afastado do cargo. Os democratas acusam Trump de usar o cargo para perseguir um adversário político.
Caso o inquérito seja levado adiante, no entanto, o afastamento do presidente depende da aprovação do Senado, onde o Partido Republicano detém maioria.No momento, a tendência é a de que o impeachment não seja concluído.
Pelosi há meses resistia a autorizar medidas similares. A presidente da Câmara foi convencida a mudar de ideia pelos colegas de bancada, depois de relatos de que Trump teria pressionado o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, a investigar o pré-candidato democrata à presidência Joe Biden e sua família. O filho de Biden, Hunter, trabalhou em uma empresa de gás no país quando o pai era vice-presidente dos EUA.
Em pronunciamento nesta tarde, Biden acusou Trump de “rasgar a Constituição”. “Se Trump continuar a obstruir o Congresso, não haverá alternativa que não seja iniciar o impeachment”, disse.
O anúncio de Pelosi deve ser feito ainda nesta terça-feira, 24. Pouco antes, Trump prometeu divulgar sem cortes a transcrição da chamada que manteve com Zelenski.