Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Fotos e vídeos mostram a atriz Jane Fonda, 81, sendo presa durante um protesto contra as mudanças climáticas que acontecia em Washington, capital dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (11). Não há, ainda, informações sobre a soltura da atriz.
Conhecida por seu ativismo político, Jane Fonda iniciou hoje uma série de 14 protestos, todos às sextas-feiras, no Capitólio, prédio que serve como centro legislativo dos Estados Unidos.
“Vou pegar meu corpo, que é meio famoso e popular agora por causa da série [Grace e Frankie] e vou para D.C. fazer uma manifestação toda sexta-feira”, disse a atriz ao jornal The Washington Post. “Será chamado de ‘exercício de fogo de sexta-feira’.
“Vamos nos envolver em desobediência civil e seremos presos todas as sextas”, afirmou ainda. O cronograma termina no dia 10 de janeiro de 2020, quando a atriz deve voltar à gravação da série Gracie e Frankie.
Na entrevista ao WP, Fonda contou se emocionar ao ler sobre a jovem ativista Greta Thunberg, de 16 anos, que tem abalado o mundo com suas duras denúncias de gerações que não conseguiram retardar as mudanças climáticas. “Quando Thunberg estudou as mudanças climáticas, ela percebeu o que estava acontecendo e que isso nos estava afetando. Isso a deixou tão traumatizada que ela parou de falar e comer. Quando eu li aquilo, fiquei abalada, porque entendi que Greta tinha visto a verdade. E a urgência entrou no meu DNA de uma maneira que antes não havia acontecido”, afirmou Fonda.
*Com Estadão Conteúdo