Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um navio petroleiro do Irã foi atingido, nesta sexta-feira (11), por uma explosão nas proximidades da costa da Arábia Saudita, segundo informações da agência estatal persa IRNA e outros veículos locais. De acordo com a estatal, o petroleiro teria sido atingido por dois mísseis.
A Companhia Nacional Iraniana de Petróleo informou à mídia local que as explosões atingiram os dois principais tanques do navio, causando um derramamento de petróleo no Mar Vermelho. O ataque teria acontecido a cerca de 100 km do porto saudita de Jedá.
A companhia também informou que não há nenhum incêndio a bordo, ao contrário do que mostram imagens que circularam nas redes sociais. A tripulação também não teria sido atingida durante as explosões e já estariam trabalhando para conter a situação.
A Arábia Saudita e o destacamento naval dos Estados Unidos, que patrulha a região, ainda não confirmaram o ocorrido.
A explosão acontece em meio a uma crise diplomática entre os dois países. Em setembro, iranianos e sauditas trocaram acusações após a destruição da principal refinaria de petróleo do país arábe.
Rebeldes Houthi do Iêmen, responsáveis por uma guerra civil contra forças apoiadas pela Arábia Saudita, reivindicaram a autoria dos ataques, no entanto, o governo saudita, com apoio dos Estados Unidos, acusou o Irã de estar por trás dos ataques. A tensão entre os países aumentou, e líderes dos dois países chegaram a falar na possibilidade de um conflito armado.
Por AFP