Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, apresentou nesta terça-feira, 17, um pacote de medidas econômicas para tentar aumentar a arrecadação do governo e permitir um maior gasto social. Entre as medidas descritas no projeto de lei que será enviado ao Congresso estão o aumento de impostos sobre bens pessoais, como imóveis, e a criação de uma alíquota de 30% para aqueles que comprarem dólares para poupar e também sobre compras feitas em dólar no exterior, como passagens aéreas e serviços digitais como Netflix.
O governo de Alberto Fernández também pretende dar um bônus de 5 mil pesos (cerca de R$ 340) em dezembro e outro também de 5 mil pesos em janeiro para os aposentados que recebem o salário mínimo, respeitando as faixas de vencimento.
A tônica das medidas é equilibrar a proteção a setores mais vulneráveis com a responsabilidade fiscal, para “proteger setores de grande vulnerabilidade e garantir consistência macroeconômica”, nas palavras do ministro da Economia. / Agência Estado