Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Ao menos 14 pessoas, incluindo várias crianças em idade escolar, foram mortas neste sábado (4) quando o veículo em que viajavam passou por cima de um explosivo no norte de Burkina Faso, país localizado na África Ocidental, na área frequentemente sujeita à violência jihadista, relata a Agência Efe fontes das forças de segurança locais.
O ataque, que também deixou vários feridos, ocorreu na estrada entre as cidades de Toéni e Tougan, na região de Boucle du Mouhoun, na fronteira com o Mali.
Segundo fontes consultadas pela Efe, a maioria dos mortos são crianças em idade escolar, embora o número exato ainda não tenha sido divulgado.
Quatro pessoas ficaram gravemente feridas na explosão na província de Sourou, perto da fronteira com o Mali, acrescentou a fonte, quando as crianças retornavam à escola após as férias.
“O veículo atingiu uma bomba caseira na estrada Toeni-Tougan”, disse uma segunda fonte de segurança. “A maioria dos mortos são crianças em idade escolar.”
Enquanto isso, o exército relatou um ataque contra gendarmes em Inata, no norte, na sexta-feira, dizendo “uma dúzia de terroristas foram neutralizados”.
Fontes de segurança disseram que o ônibus levava estudantes do ensino médio que retornavam do feriado de Natal.
Não houve nenhuma reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque, mas a violência jihadista em Burkina Faso foi atribuída a militantes ligados a grupos da Al-Qaeda e do Estado Islâmico.