Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O embate inevitável entre os chavistas e a oposição na Venezuela, que marcaram uma sessão na Assembleia Nacional para o mesmo horário, na manhã desta terça-feira (7), terminou com a entrada turbulenta de Juan Guaidó na Casa, onde conseguiu formalizar os cem votos favoráveis à sua reeleição e fazer novamente o juramento como líder do parlamento por mais um ano.
Primeiro, Nicolás Maduro anunciou que o deputado Luis Parra era o novo líder da Assembleia, após uma votação realizada com a sede do Legislativo cercada pela polícia —membros da oposição chamaram a manobra de um “golpe parlamentar”.
A entrada de Guiadó na Assembleia Nacional nesta terça, porém, foi violenta. Guaidó foi agredido enquanto tentava passar pela Guarda Nacional Bolivariana. Uma vez do lado de dentro do Palácio Legislativo, o opositor e seus apoiadores tiveram de forçar a porta de entrada, guardada pelos oficiais, e entraram correndo.
Dentro da Assembleia, havia cerca de 40 deputados chavistas e mais militantes, chamados a dar apoio a Luis Parra.
“Nós somos mais [numerosos]. Conferimos a lista dos nossos apoios nome por nome, portanto temos de fazer nossas sessões no Palácio Legislativo e vamos continuar tentando”, disse. / Reuters