Mundo

Irã avisou ao Iraque que iria atacar bases militares dos EUA

O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, recebeu uma mensagem prévia do Irã alertando que uma resposta à morte do comandante Qassem Soleimani era iminente ou estava a caminho, informou nesta quarta-feira (8) o porta-voz da autoridade em um comunicado.

Duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas foram atingidas por mais de uma dúzia de mísseis iranianos na noite de terça-feira (7) — madrugada de quarta (8) no horário local.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os complexos atingidos foram Ain al-Assad, em Anbar, e Harir, em Erbil, ambos considerados estratégicos para a operação militar dos Estados Unidos na região e para o combate ao grupo Estado Islâmico.

“O Irã informou a Abdul Mahdi que visaria apenas instalações que abrigavam forças norte-americanas no Iraque, mas não as especificou quais”, afirmou o porta-voz do primeiro-ministro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O premiê recebeu uma ligação dos Estados Unidos simultaneamente à queda dos mísseis nas bases, segundo o comunicado.

A Guarda Revolucionária do Irã assumiu a responsabilidade pelos lançamentos dos mísseis a ambas as bases.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Até o momento, não há relatos de mortes. Em um breve comunicado, as forças militares internacionais e do Iraque afirmaram nem a coalizão registraram perdas. Foram 22 mísseis, de acordo com um comunicado do Comando Unificado em Bagdá.

A principal base, Al-Asad, fica em uma região sunita (o Irã é um país xiita). Foram 17 mísseis contra essa base –dois deles não atingiram o alvo, mas não chegaram a explodir.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por G1

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile