Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em meio à tantas notícias ruins com a crise mundial gerada pelo novo coronavírus (COVID-19), a Agência Federal para Assuntos Médico-Biológicos da Rússia anunciou, nesta segunda-feira (23), que a vacina contra o coronavírus desenvolvida no país terminou a primeira fase de testes com sucesso. A diretora do órgão, Veronika Skvortsova, disse que as próximas etapas serão concluídas até junho e a vacina deve ficar pronta em 11 meses.
“A vacina concluiu a primeira fase de desenvolvimento. Se trata de uma vacina recombinante, [proveniente] não do vírus vivo, mas, sim, de proteínas que contêm os chamados epítopos, ou seja, o sítio de ligação específico do vírus”, informou Skvortsova, segundo o site SputnikNews.
Além disso, o Centro Estadual de Pesquisa em Virologia e Biotecnologia, conhecido como “Vector”, também está participando do desenvolvimento de vacinas. De acordo com os resultados iniciais da pesquisa, que já está sendo feita em animais, os cientistas determinarão os protótipos mais promissores e seguros. Com isso, eles acreditam que a vacina poderá ser usada até o final do ano.
Até o momento, a Rússia registra 438 casos confirmados de coronavírus, a maior parte deles em Moscou.