Mundo

Jacinda Ardern é reeleita primeira-ministra da Nova Zelândia

Neste sábado (17), a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, do Partido Trabalhista de centro-esquerda foi reeleita. Ela derrotou a opositora Judith Collins, líder do Partido Nacional. A popularidade de Ardern entre os neozelandeses aumentou muito pelo modo como ela lidou com a pandemia da covid-19.

O partido de Ardern obteve 49% dos votos e os Verdes, que formam a coalizão de governo, tiveram 7,6% – dando mais de 56% dos votos ao atual governo. O Partido Nacional teve apenas 27% e sua líder reconheceu a derrota. A quantidade de votos dos Trabalhistas é a maior da história do país desde que o atual sistema foi implantado, em 1996.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“À primeira-ministra Jacinda Ardern, para quem eu telefonei, parabenizo pelo resultado porque acredito que seja um resultado excepcional para o Partido Trabalhista”, disse Collins em um discurso. “Depois desse resultado, nós temos o mandato para acelerar nossa resposta e a nossa retomada – e começaremos amanhã. Hoje, os neozelandeses mostraram seu maior apoio ao nosso partido em 50 anos e seremos o partido que governará para todos”, disse Ardern.

Da Ansa, com Gazeta Brasil

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile