Mundo

Fontes anônimas presumem que China esteja desenvolvendo míssil que possa destruir porta-aviões

Fontes anônimas divulgaram uma série de afirmações impressionantes sobre as capacidades do novo míssil. No entanto, informações oficiais ainda são difíceis de encontrar e não está claro quão confiáveis são tais fontes, conta o portal The National Interest.

Em 1° de outubro de 2019, o Exército de Libertação Popular (ELP) realizou uma parada impressionante com novos sistemas de armas avançados para comemorar o 70º aniversário da fundação da República Popular da China.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ainda assim, muitas das armas demonstradas oficialmente nesse dia, como o DF-17, o primeiro míssil hipersônico a entrar oficialmente em serviço regular, já eram de conhecimento público há algum tempo.

Mas esse não foi o caso para o regimento de 16 veículos de transporte e lançamento TEL de dez rodas que passaram pela Praça Tiananmen, cada um carregando duas vasilhas de lançamento octogonais com a designação DF-100 gravada de forma proeminente em suas laterais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Veículos militares chineses carregando o míssil de cruzeiro DF-100 no decorrer do desfile militar em homenagem aos 70 anos da criação da República Popular da China
© AP PHOTO / MARK SCHIEFELBEIN
Veículos militares chineses carregando o míssil de cruzeiro DF-100 no decorrer do desfile militar em homenagem aos 70 anos da criação da República Popular da China

A designação DF, ou Vento Leste (Dongfeng, em inglês), é principalmente reservada para muitos tipos de mísseis balísticos da China, que voam alto na atmosfera antes de mergulharem em velocidades tremendas. Mas a existência do DF-100 nunca havia sido relatada antes.

É importante relembrar que alegações da mídia chinesa não oficial devem ser tratadas com cautela como sendo de origem anônima, ou meramente como conjecturas e especulações informadas, reforça o portal, escreve o The National Interest.

O clipe meio revelador

Os cilindros de lançamento do DF-100 não permitiram ver os mísseis que supostamente estavam lá dentro. Porém, uma semana antes da parada, em 25 de setembro, o ELP postou um vídeo com uma montagem que incluía um clipe de dois segundos do lançamento de um míssil CJ-100, que nunca tinha sido visto antes. Esse segmento, todavia, foi logo removido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

É possível que o clipe possa ter sido uma jogada de marketing viral para criar burburinho antes da revelação oficial do DF-100 durante o desfile, sugere o The National Interest.

Fontes anônimas disseram à mídia chinesa que o CJ-100 era um míssil de cruzeiro supersônico de longo alcance com uma altitude de voo “próxima do espaço”, capaz de atingir velocidades entre três a quatro vezes superiores à velocidade do som. Os analistas especulam que os traços incomuns na parte inferior do míssil eram possivelmente entradas para um sistema de propulsão a jato, que é otimizado para viagens supersônicas sustentadas.

© AP PHOTO / NG HAN GUAN
Veículos militares chineses transportando o míssil balístico DF-17 durante o desfile militar em homenagem aos 70 anos da criação da República Popular da China

As designações confusas de DF e CJ podem se dever ao fato dos mísseis hipersônicos viajarem em velocidades extremamente altas e saírem da atmosfera como um míssil balístico, mas em seguida adotam uma trajetória mais plana durante a qual eles permanecem manobráveis, permitindo-lhes descer sobre o alvo mais rápido e tornando-os mais difíceis para interceptar com defesas antimísseis balísticos.

O míssil hipersônico de ataque terrestre DF-17 da China (tecnicamente, o DF-17 é o portador de um veículo planador hipersônico triangular chamado DF-Z) recebeu um designador DF. Porém, por que está a China se preocupando em desenvolver um segundo míssil hipersônico baseado em terra?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Causas da construção do novo míssil misterioso

Em um artigo no jornal South China Morning Post sobre desfile militar de 2019, lê-se: “Uma fonte militar disse que a arma agora está em serviço ativo. Tem um alcance de cerca de mais de 3.200 quilômetros a 4.800 quilômetros, e é projetado principalmente para grandes alvos no mar”.

“Grandes alvos no mar” quase certamente significa porta-aviões, recorda o portal The National Interest.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um artigo de 2019 do jornal China Times sobre o lançamento de 25 de setembro descreveu-o como “ataque a grandes navios de superfície inimigos e alvos de alto valor, como comunicações e centros de comando”.

© AP PHOTO / MARINHA DOS EUA / ESPECIALISTA DE COMUNICAÇÃO EM MASSA DE 2ª CLASSE KAILA V. PETERS
Navios dos EUA e Japão realizando exercícios no mar do Sul da China

A China já desenvolveu dois mísseis balísticos antinavio transportadores de caminhões, o DF-21D e o DF-26B, com alcances de cerca de 1,6 mil quilômetro e 3,22 mil quilômetros, respectivamente. Em 2019, o Força de Foguetes do ELP testou, possivelmente pela primeira vez, vários mísseis contra alvos marítimos. Em resposta, a Marinha dos EUA desenvolveu os interceptores de mísseis balísticos SM-3 e SM-6 para defender seus navios de superfície contra a nova ameaça.

O DF-100, portanto, pode ter a intenção de complementar os mísseis balístico antinavio da China com uma arma que voa em uma trajetória diferente e pode ser ainda mais difícil para mísseis de defesa antiaérea interceptarem.

O que pode ser melhorado?

Uma das principais dificuldades enfrentadas por qualquer arma antinavio de longo alcance, tanto balística quanto hipersônica, é que não há como a unidade de lançamento ser capaz de rastrear diretamente um porta-aviões a mais de 1,6 mil quilômetro de distância. Em vez disso, a bateria deve receber os dados iniciais de mira de um par separado de olhos, como um drone ou avião de patrulha no alcance do radar do navio-alvo. O míssil então voa em direção à vizinhança geral do alvo usando orientação inercial e GPS, enquanto recebe atualizações no meio do curso, antes que um buscador no míssil assuma a orientação precisa na fase terminal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Muitas características importantes sobre o DF-100 ainda permanecem obscuras. Contudo, o governo chinês continua dizendo ao mundo que este é um míssil antinavio hipersônico, de nível regional, que imporá um novo e desafiador vetor de ameaça para ataques de longo alcance contra grandes navios de guerra sobre 1,6 quilômetro da costa da China.

*Sputnik News

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile