Mundo

Inteligência holandesa diz que descobriu 2 espiões russos

AP- Uma agência de inteligência holandesa disse nesta quinta-feira (10) que descobriu dois espiões russos que tinham como alvo o setor de ciência e tecnologia da Holanda.

O Serviço de Inteligência e Segurança Geral disse que os agentes trabalhavam na embaixada russa e tinham credenciamento diplomático.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Ambos os oficiais de inteligência foram declarados persona non grata pelo Ministério das Relações Exteriores”, disse a agência holandesa. “Conseqüentemente, eles não podem mais trabalhar como diplomatas na Holanda e terão que deixar o país imediatamente”.

A agência holandesa conhecida como AIVD disse que os dois oficiais trabalhavam para a agência de inteligência civil russa conhecida como SVR. Um deles construiu uma rede de fontes que trabalham ou costumavam trabalhar no setor de alta tecnologia na Holanda, disse a AIVD, o segundo agente “desempenhou um papel coadjuvante”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Alguns desses indivíduos receberam pagamento do oficial de inteligência em troca de informações”, disse a agência.

A revelação provavelmente esfriará ainda mais as relações entre a Rússia e a Holanda, que já estão geladas. Os dois países há muito discutem a respeito da investigação da queda em 2014 do voo 17 da Malaysia Airlines sobre o leste da Ucrânia devastado pelo conflito.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Holanda disse que responsabiliza legalmente a Rússia pela queda, que matou todos os 298 passageiros e tripulantes do voo Amsterdã-Kuala Lumpur. Os promotores dizem que o jato de passageiros foi abatido por um míssil Buk que foi transportado para a Ucrânia a partir de uma base militar russa. Moscou sempre negou envolvimento.

A embaixada russa em Haia não respondeu imediatamente a uma mensagem de texto para comentar o anúncio de quinta-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile