Mundo

Nancy Pelosi pede a Mike Pence que remova Trump do cargo de presidente dos EUA invocando a 25ª Emenda

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Nancy Pelosi Mike Pence Trump

Por conta da invasão de manifestantes ao Capitólio nesta quarta-feira (06), a presidente democrata da Câmara dos EUA Nancy Pelosy pediu que o vice-presidente do país remova o presidente Donald Trump do cargo invocando a 25ª Emenda.

“Eu me uno ao líder da minoria do Senado ao pedir ao vice-presidente [Mike Pence] que remova este presidente [Donald Trump] invocando imediatamente a emenda 25.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se o vice-presidente e o gabinete não agirem, o Congresso pode estar preparado para avançar com o impeachment”, afirmou.

“Mesmo sabendo que faltam 13 dias [para o fim deste governo], qualquer dia a mais é um dia de terror para os Estados Unidos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Saiba como funciona a 25º emenda

A 25ª Emenda considera que o vice-presidente pode se tornar presidente interino se ele e a maioria do Gabinete declarar que o presidente não pode mais exercer o cargo.

Para tirar o poder de Trump de forma forçada, o vice-presidente Mike Pence teria que apoiar a medida, de acordo com o texto da emenda. Pence também precisaria de uma maioria dos funcionários do Gabinete de Trump para concordar que o presidente não é mais um nome apropriado para o cargo e temporariamente tomar o poder dele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Trump poderia contestar a decisão com uma carta ao Congresso. Pence e o Gabinete teriam, então, quatro dias para argumentar. Na sequência, o Congresso então votaria o apoio à retirada do presidente: para aprová-la, seria necessária uma maioria absoluta de dois terços, geralmente 67 senadores e 290 membros da Câmara para removê-lo permanentemente.

O Congresso também poderia indicar seu próprio órgão para revisar a aptidão do presidente, em vez do Gabinete.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile