Mundo

Alexei Navalny: Rússia condena líder de oposição a Putin a três anos e meio de prisão

Na tarde desta terça-feira (02), o ativista russo Alexei Navalny foi condenado a passar dois anos e seis meses na prisão por violar uma liberdade condicional. O opositor de Vladimir Putin é condenado por fraude.

Navalny já havia sido condenado em 2014 a três anos e meio de prisão, e chegou a cumprir doze meses da pena em casa, segundo a agência russa RT. Entretanto, na decisão desta terça, um tribunal da Rússia entendeu que o principal opositor de Putin não se apresentou regularmente ao Serviço Penitenciário Federal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O opositor foi preso em janeiro assim que desembarcou na Rússia, após passar meses na Alemanha se recuperando de um envenenamento pelo agente químico novichok.

Navalny, que se contaminou com a substância em agosto na região russa da Sibéria, acusa o governo Putin de estar por trás da tentativa de envenenamento. O presidente nega.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A decisão foi anunciada dois dias após um dos maiores protestos da história contra Putin e contra a detenção do líder oposicionista terminar em mais de 5 mil prisões na Rússia.

Mesmo com a tentativa do governo russo de desmobilizar a manifestação, com prisões de aliados de Navalny e fechamento de estações de metrô em Moscou, milhares foram às ruas da capital do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 2014, Navalny foi condenado por fraude envolvendo 30 milhões de rublos, valor equivalente hoje a R$ 2,2 milhões, com a empresa de cosméticos francesa Yves Rocher.

O ativista político nega a acusação, e diz que a Justiça agiu de maneira parcial por ele se opor a Putin. Antes do julgamento desta terça, Navalny disse que foi preso devido “ao medo e ao ódio” imposto por Putin.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O opositor afirmou ainda que o ditador russo ficará marcado na história por ser um “envenenador”. “Eu o ofendi profundamente apenas por sobreviver à tentativa de assassinado que ele ordenou”, acusou Navalny.

“A meta desta audiência é assustar um grande número de pessoas. Vocês não podem prender um país inteiro”.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile