Mundo

Navio que bloqueia o Canal de Suez pode ficar preso por semanas

ISMAILIA, Egito (Reuters) – Um navio porta-contêineres bloqueando o Canal de Suez como uma “baleia encalhada” pode levar semanas para se soltar, disse a empresa de salvamento, já que autoridades pararam todos os navios que entravam no canal na quinta-feira, em um novo revés para o comércio global.

Os 400 m (430 jardas) Ever Dado, quase enquanto o Empire State Building é alto, está bloqueando o trânsito em ambas as direções através de um dos canais de embarque mais movimentados do mundo para petróleo e grãos e outro comércio que liga a Ásia à Europa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Autoridade do Canal de Suez (SCA) disse que oito rebocadores estavam trabalhando para mover o navio, que ficou preso diagonalmente no trecho sul do canal de faixa única na manhã de terça-feira em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia.

“Não podemos excluir que pode demorar semanas, dependendo da situação”, disse Peter Berdowski, CEO da empresa holandesa Boskalis que está tentando libertar o navio, ao programa de televisão holandês “Nieuwsuur”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um total de 206 grandes navios porta-contêineres, petroleiros transportando petróleo e gás e navios graneleiros transportando grãos recuaram em ambas as extremidades do canal, de acordo com dados de rastreamento, criando um dos piores engarrafamentos vistos em anos.

O bloqueio vem somado à interrupção do comércio mundial já causada no ano passado pela COVID-19, com volumes de comércio atingidos por altas taxas de cancelamento de navios, escassez de contêineres e velocidades mais lentas de movimentação nos portos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O SCA, que permitiu que alguns navios entrassem no canal na esperança de que o bloqueio pudesse ser desobstruído, disse que suspendeu temporariamente todo o tráfego na quinta-feira. A gigante do transporte marítimo Maersk disse em um comunicado ao cliente que sete navios foram afetados.

Berdowski disse que a proa e a popa do navio foram erguidas em ambos os lados do canal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É como uma enorme baleia encalhada. É um peso enorme na areia. Podemos ter que trabalhar com uma combinação de redução do peso removendo contêineres, óleo e água do navio, rebocadores e dragagem de areia ”.

As dragas estavam trabalhando para limpar a areia e a lama ao seu redor, enquanto os rebocadores em conjunto com os guinchos da Ever Given trabalham para transferi-la, disse o gerente técnico da embarcação, Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outro funcionário com conhecimento da operação disse que provavelmente levará dias. “Se você acabar no cenário de ter que remover a carga, então o exercício será demorado”, disse ele, recusando-se a ser identificado.

https://twitter.com/Viczuri/status/1375123025780207616

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile