Mundo

Covid-19: Taiwan culpa China de espalhar fake news sobre pandemia

The Guardian- Uma autoridade taiwanesa acusou a China de espalhar notícias falsas sobre o surto de Covid-19 na ilha, dizendo que é por isso que o governo está divulgando e refutando casos de informações falsas que circulam online.

Depois de meses mantendo a pandemia sob controle, Taiwan está enfrentando um surto de infecções domésticas, e toda a ilha está sob um elevado estado de alerta, com pessoas sendo solicitadas a ficar em casa e muitos locais fechados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Taiwan advertiu repetidamente que a China, que reivindica a ilha democraticamente governada como sua, está tentando usar a “guerra cognitiva” para tentar minar a confiança no governo e sua resposta à pandemia.

Em declarações a repórteres no sábado, o vice-ministro do Interior, Chen Tsung-yen, disse ter “sentido claramente” o perigo representado pela propaganda e desinformação chinesas contra Taiwan.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O motivo pelo qual continuamos a explicar o conteúdo das informações falsas a todos é para chamar a atenção para elas. Devemos interceptar isso imediatamente e não permitir que a guerra cognitiva afete a sociedade de Taiwan ”, acrescentou.

Chen listou exemplos do que disse serem notícias falsas que circulavam online, incluindo que o presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, havia sido infectado e estava sendo encoberto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Quero dizer a todos que esta é uma notícia realmente horrível, falsa”, disse ele.

O teste de Tsai deu negativo esta semana depois que um funcionário de sua residência foi confirmado como infectado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um oficial de segurança que acompanha a atividade chinesa em Taiwan disse nesta semana que o governo de Taipei acredita que Pequim está engajada em uma guerra cognitiva para “criar o caos” e minar a confiança pública em como a pandemia está sendo tratada.

O escritório de assuntos da China em Taiwan disse na quinta-feira que as acusações de Taiwan eram “imaginárias” e que o governo estava tentando desviar a atenção de problemas reais. Taiwan deve “parar de jogar jogos políticos e tomar medidas práticas para controlar a pandemia o mais rápido possível”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Taiwan disse que o sábado e o domingo são essenciais para quebrar a cadeia de transmissão e exortou as pessoas a ficarem em casa.

O ministério da saúde lançou seu mascote de cachorro nas redes sociais, um shiba inu chamado Zongchai, para sugerir canções sobre estar sozinhas, as pessoas podiam cantar em casa para se manterem entretidas, como o sucesso do roqueiro taiwanês Wu Bai, Lonely Tree, Lonely Bird.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“No fim de semana, não saia a menos que seja absolutamente necessário”, disse o ministério, mostrando Zongchai usando óculos na frente de um microfone.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile