Mundo

Tempestade tropical Elsa aproxima-se de Cuba

(Reuters) – A tempestade tropical Elsa se aproximou da Baía dos Porcos de Cuba, na costa centro-sul, na manhã de segunda-feira (5), trazendo fortes chuvas e ventos para partes da maior ilha do Caribe, e estava programada para atingir todo o país seu caminho para a Flórida.

Enquanto as ilhas do Caribe continuavam a lidar com os danos da tempestade, o Instituto de Meteorologia de Cuba disse que ela estava se movendo para noroeste a 22 km / h (14 mph) e que os ventos sustentados estavam chegando a 100 km / h (60 mph).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Elsa deveria aterrissar nas proximidades da Baía dos Porcos por volta do meio-dia e sair de Cuba durante a noite, entre Havana e a cidade de Matanzas durante a noite, disse o instituto.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) disse que um alerta de tempestade tropical e um alerta de onda de tempestade estão em vigor para grande parte do oeste da Flórida, que Elsa deve abordar na terça-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Continuamos com a máxima atenção voltada para o rastro da tempestade Elsa através de Cuba”, tuitou o presidente Miguel Diaz-Canel no início da manhã. “As autoridades estão trabalhando em todo o país.”

Mais de 100.000 pessoas em Cuba foram evacuadas do potencial caminho da tempestade, a maioria para casas de familiares e amigos, mas milhares também para abrigos do governo, informou a mídia estatal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eles evacuaram as pessoas das áreas onde poderia haver inundações, ao longo da costa e do rio, mas até agora apenas tivemos uma garoa constante, sem chuva forte ou ventos”, disse Jorge Lemus, um guia turístico de caiaque na cidade do sul de Cienfuegos.

As evacuações ocorreram na manhã de segunda-feira na capital Havana, com medo de que fortes chuvas pudessem causar o desabamento de edifícios em ruínas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para piorar as coisas, Cuba também está experimentando um aumento nas infecções por coronavírus, que estão em um nível recorde.

A televisão estatal mostrou imagens de fazendeiros acelerando a colheita de frutas e vegetais para salvá-los da tempestade, e autoridades locais removendo detritos das ruas para evitar que voem no vento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O NHC, com sede em Miami, disse em um alerta que tornados eram possíveis em todo o sul da Flórida na tarde de segunda-feira e até terça-feira.

A aproximação da tempestade forçou as autoridades da Flórida a demolir a parte restante de um prédio de condomínio que desabou há 11 dias, matando pelo menos 24 pessoas, com mais de 120 desaparecidas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Elsa, que foi rebaixada de um furacão no sábado, causou inundações, derrubou telhados, derrubou árvores e danificou a agricultura e a infraestrutura em todo o Caribe, de Barbados e Jamaica ao Haiti e República Dominicana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile