Mundo

Vaticano diz que o papa “reagiu bem” à cirurgia intestinal

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

AP- Em um comunicado no final do domingo, um porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, disse que Francis, de 84 anos, recebeu anestesia geral durante a cirurgia devido a uma estenose, ou estreitamento, da porção sigmóide do intestino grosso.

O Papa Francisco foi hospitalizado em Roma na tarde de domingo para uma cirurgia programada em seu intestino grosso, disse o Vaticano. A notícia veio apenas três horas depois de Francisco ter saudado alegremente o público na Praça de São Pedro e dizer-lhes que iria para a Hungria e a Eslováquia em setembro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Foi a primeira hospitalização conhecida do papa desde que ele foi eleito para o papado em 2013.

O breve comunicado da assessoria de imprensa da Santa Sé prometia uma atualização médica depois que a cirurgia fosse concluída na Policlínica Gemelli, um hospital universitário católico. O Vaticano não disse quando a cirurgia começaria, apenas indicando que ocorreria no final do dia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por volta das 21h, não havia indicação de quando o Vaticano poderia divulgar a atualização.

O Vaticano disse que o papa de 84 anos foi diagnosticado com “estenose diverticular sintomática do cólon”, uma referência a um estreitamento no intestino grosso. A cirurgia seria realizada pelo Dr. Sergio Alfieri, diretor do departamento de cirurgia digestiva de Gemelli.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma semana antes, Francis havia usado sua mesma aparição no domingo para pedir ao público orações especiais por si mesmo, que podem estar relacionadas à cirurgia planejada.

“Peço que rezem pelo papa, rezem de uma maneira especial”, Francisco pediu aos fiéis na praça em 27 de junho. “O papa precisa de suas orações”, disse ele, acrescentando seus agradecimentos e dizendo “Eu sei que vocês irão. faça isso.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um divertículo é uma protusão em forma de bolsa através da parede muscular do intestino.

Quando os divertículos ficam inflamados – uma condição comum, especialmente em pessoas mais velhas – parte do intestino pode às vezes estreitar e uma cirurgia pode ser necessária, de acordo com gastroenterologistas. Essa cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral, possivelmente com uma intervenção laparoscópica. Às vezes, é necessária uma nova secção da parte afetada do intestino.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Francis goza de boa saúde em geral, mas teve parte de um pulmão removida quando jovem. Ele também sofre de ciática, em que um nervo afeta a região lombar e a perna, uma condição dolorosa que o forçou às vezes a pular as apresentações programadas.

Uma suíte papal no 10º andar é mantida disponível no hospital em caso de necessidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora a lei da Igreja preveja que um prelado assuma a administração da Igreja Católica Romana se um papa morrer, não há nenhuma disposição conhecida para uma delegação de poderes se um papa estiver temporariamente incapacitado, como sob anestesia.

O papa teve um conjunto de nomeações particularmente exigentes na semana passada, incluindo a celebração de uma missa na terça-feira para marcar o dia da festa católica em homenagem aos santos Pedro e Paulo e, no final da semana, presidir um serviço especial de oração pelo Líbano. Em 28 de junho, ele também teve uma longa audiência privada no Vaticano com o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Ao longo de todos esses compromissos, Francis parecia estar de bom humor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Normalmente, além da tradicional bênção do meio-dia de domingo e comentários de uma janela do Palácio Apostólico com vista para a Praça de São Pedro, o pontífice realiza uma audiência pública todas as quartas-feiras. Mas, em deferência ao calor de Roma, a nomeação de quarta-feira foi suspensa em julho.

Os desejos de melhoras começaram a chegar imediatamente para Francis. O presidente italiano Sergio Mattarella, assim que desembarcou em Paris para uma visita de Estado à França, ofereceu um “pensamento afetuoso” em nome de todos os italianos. Mattarella disse que deseja “uma boa convalescença e uma recuperação ainda mais rápida” para o papa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os médicos de Gemelli já realizaram cirurgias em papas, notadamente no Papa João Paulo II, que teve o que o Vaticano disse ser um tumor benigno em seu cólon removido em 1992. João Paulo foi submetido a várias outras cirurgias no hospital, incluindo após ser baleado por um atirador em Praça de São Pedro em 1981.

John Paul também teve vários problemas médicos em seus últimos anos, incluindo complicações graves da doença de Parkinson, e teve várias estadias em Gemelli.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile