Destaques

Biden defende decisão e culpa o exército do Afeganistão por não reagir

O presidente Joe Biden defendeu na segunda-feira a decisão de seu governo de continuar com a retirada militar dos EUA no Afeganistão, apesar do caos crescente naquele país, argumentando que a turbulência forneceu mais evidências de que era hora de partir.

“Eu apoio totalmente minha decisão”, disse Biden em um discurso na Casa Branca na segunda-feira. “Depois de 20 anos, aprendi da maneira mais difícil que nunca era um bom momento para desistir.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O discurso marcou a primeira vez que Biden falou publicamente desde que o Talibã assumiu o controle da capital do Afeganistão no domingo, após a saída do presidente Ashraf Ghan do país, encerrando abruptamente o esforço americano de 20 anos para reestruturar o governo afegão e seus militares.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante seu discurso, Biden atribuiu o rápido colapso do Afeganistão ao Talibã à decisão dos líderes políticos afegãos de fugir do país e ao fracasso dos militares afegãos em lutar pelo país. Ele argumentou que os acontecimentos reforçaram a decisão de sair do Afeganistão. 

“As tropas americanas não podem, e não deveriam, estar lutando em uma guerra e morrendo em uma guerra que as forças afegãs não estão dispostas a lutar por si mesmas”, disse Biden, acrescentando que os EUA deram “todas as ferramentas de que precisam”. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Biden disse honrou seu compromisso de encerrar o envolvimento dos EUA na guerra do Afeganistão, embora tenha sido “difícil”, “confuso” e “longe de ser perfeito”.

“Quantas gerações a mais de filhas e filhos da América você gostaria que eu mandasse para lutar na guerra civil do Afeganistão, quando as tropas afegãs não o farão?” Perguntou Biden. “Não vou repetir os erros que cometemos no passado, o erro de ficar e lutar indefinidamente em um conflito que não é do interesse nacional dos Estados Unidos.” 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Poucas horas depois da tomada do Talibã, o caos estourou no aeroporto internacional de Cabul enquanto afegãos desesperados corriam para fugir do país. Um vídeo angustiante capturado na segunda-feira mostrou afegãos invadindo o lado militar do aeroporto e agarrando-se a um avião da Força Aérea dos Estados Unidos enquanto tentava descer a pista. No vídeo, algumas pessoas parecem cair para a morte enquanto a aeronave decola.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A rápida ascensão do Taleban ao poder pareceu pegar a Casa Branca desprevenida.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile