Mundo

Talibã anuncia ‘anistia’ e convida mulheres a se juntarem ao governo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Taleban declarou uma “anistia” em todo o Afeganistão e pediu às mulheres que se juntassem ao seu governo, tentando acalmar os nervos em uma capital tensa que apenas um dia antes viu o caos em seu aeroporto enquanto milhares se aglomeravam no aeroporto internacional da cidade em uma tentativa desesperada de fugir .

Os voos de evacuação do Afeganistão foram retomados quando um oficial de segurança ocidental disse à agência de notícias Reuters na terça-feira (17) que a pista e a pista do aeroporto de Cabul – que as tropas dos Estados Unidos controlam – agora estão livres de multidões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O oficial disse que os voos militares que evacuam diplomatas e civis do Afeganistão começaram a decolar.

Pelo menos sete pessoas morreram no caos de segunda-feira, incluindo várias pessoas que se agarraram às laterais de um jato enquanto ele decolava.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em Washington, DC, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que estava “totalmente por trás” de sua decisão de retirar as tropas do Afeganistão e lançou críticas acirradas à ex-liderança do país, apoiada pelo Ocidente, por não ter resistido ao Taleban.

“Eu apoio totalmente minha decisão”, disse ele em um discurso transmitido pela TV na Casa Branca. “Depois de 20 anos, aprendi da maneira mais difícil que nunca era um bom momento para retirar as forças dos EUA.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, o Taleban declarou o fim da guerra no Afeganistão e um líder sênior disse que o grupo esperaria até que as forças estrangeiras partissem antes de criar uma nova estrutura de governança.

A China disse que está pronta para “relações amigáveis” com o Taleban, enquanto a Rússia e o Irã também fizeram aberturas diplomáticas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile