Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ex- presidente Donald J. Trump criticou o presidente Joe Biden e a catástrofe que se desenrolava em Cabul, Afeganistão desde o fim de semana,
Trump disse Biden humilhou os Estados Unidos mais do que qualquer outro presidente na história, eclipsando explicitamente a crise de reféns do Irã em 1979, seu colega democrata Jimmy Carter.
“É uma época terrível para o nosso país. Não acho que em todos esses anos nosso país tenha sido tão humilhado. Não sei como você chama isso – uma derrota militar ou uma derrota psicológica, nunca houve qualquer coisa como o que aconteceu aqui: você pode voltar para Jimmy Carter com os reféns”, disse Trump à Fox News.
O Republicano considerou se Biden em um aspecto causará uma crise de reféns exponencialmente pior, já que o Talibã atualmente tem o Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul cercado por postos de controle – nos quais há relatos de espancamentos e outros tipos de violência.
“Você está lidando com milhares e milhares de americanos e outros que estão presos e muito perigosamente… no Afeganistão. Portanto, é algo em que você nem consegue acreditar.”
Trump disse ainda que as cenas do fim de semana em que afegãos desesperados se agarraram ao lado da fuselagem de um avião de carga da Força Aérea e depois caíram levando- os para a morte quando a aeronave atingiu a altitude faz com que a evacuação do transporte aéreo da Embaixada dos EUA em Saigon em 1975 pareça pequena.
“Eu olhei para aquele avião de carga monstruoso ontem com pessoas segurando a lateral e tentando voar para fora do Afeganistão por causa de seu medo incrível – e eles estão saindo do avião a 2.000 pés de altura, ninguém nunca viu qualquer coisa assim”, disse ele. “Isso explode os helicópteros do Vietnã. Isso nem é uma competição. Foi o período mais humilhante que já vi.”
O ex-presidente disse que advertiu o suposto líder talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, em discussões no ano passado, que os Estados Unidos reagirão dez vezes se um americano for ferido ou se os militantes invadirem áreas não aprovadas.
Esse acordo, disse ele, parece ser discutido enquanto o Talibã se alastrava pelo país e tomava Cabul em questão de dias; enquanto americanos e ocidentais estão presos dentro.