Mundo

Talibã alerta sobre ‘consequências’ se os EUA atrasarem a retirada

O Talibã não concordará com uma prorrogação da missão de evacuação do Afeganistão ‘advertindo as consequências’.

A medida significaria “estender a ocupação” e isso é “uma linha vermelha”, disse Suhail Shaheen, membro da delegação do Talibã em Doha, capital do Catar, na segunda-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse no domingo (23) que o transporte aéreo “difícil e doloroso” de americanos e dezenas de milhares de outros da capital do Afeganistão está se acelerando, mas ele não descartaria estendê-lo além do prazo de 31 de agosto que ele estabeleceu antes da rápida tomada de controle do Talibã.

O aeroporto tem sido palco de caos desde que o Talibã tomou a capital afegã em 15 de agosto, enquanto as forças dos EUA e internacionais tentam evacuar cidadãos e afegãos vulneráveis. Um oficial da OTAN disse que pelo menos 20 pessoas morreram dentro e nos arredores do aeroporto na semana passada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um guarda de segurança afegão foi morto em um tiroteio entre atiradores desconhecidos e forças afegãs no portão norte do aeroporto de Cabul, disseram os militares alemães, enquanto milhares se aglomeravam no aeroporto, tentando fugir do domínio do Taleban.

Mais três pessoas ficaram feridas no tiroteio na manhã de segunda-feira, que também envolveu forças alemãs e dos Estados Unidos, disseram os militares alemães no Twitter.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile