Mundo

Biden se encontra com o novo primeiro-ministro israelense: ‘Nos tornamos amigos íntimos’

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Quando o primeiro-ministro de Israel visitou a Casa Branca na sexta-feira, pela primeira vez em 12 anos, era outra pessoa que não Benjamin Netanyahu.

Isso por si só deu às negociações uma sensação de renovação, embora permaneçam diferenças marcantes entre o presidente Joe Biden e seu novo homólogo israelense Naftali Bennett.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Trago comigo um novo espírito”, disse Bennett em calorosos comentários do Salão Oval durante a reunião, “um espírito de boa vontade, um espírito de esperança, um espírito de decência e honestidade, um espírito de unidade e bipartidarismo, de pessoas que – como você sugeriu – abrigam opiniões políticas muito diferentes, até mesmo opostas, mas todos nós compartilhamos a profunda paixão de trabalhar juntos para construir um futuro melhor para Israel. “

“Tornamo-nos amigos íntimos”, disse Biden, embora tivesse acabado de se encontrar com o novo primeiro-ministro uma hora antes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A reunião de sexta-feira havia sido originalmente agendada para um dia antes, mas foi adiada após um ataque terrorista mortal em Cabul que matou 13 militares americanos. Biden limpou sua agenda de reuniões com altos funcionários da segurança nacional. Ele e Bennett falaram por telefone na noite de quinta-feira, antes das negociações remarcadas.

O atraso de um dia significa que Bennett, um judeu ortodoxo, permanecerá em Washington até a noite de sábado após o fim do sábado, disse seu escritório.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em comentários calorosos, Biden saudou a coalizão de Bennett como o “governo mais diverso da história de Israel” e disse que os EUA estão comprometidos em garantir que o Irã nunca desenvolva uma arma nuclear.

“Estamos colocando a diplomacia em primeiro lugar. Se a diplomacia falhar, estamos prontos para recorrer a outras opções”, disse ele, sem dar mais detalhes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele falou apenas em termos gerais sobre outras questões na região, dizendo que planejava discutir “maneiras de aumentar a paz e a prosperidade para israelenses e palestinos”.

“Os EUA sempre estarão lá para Israel. É uma parceria inabalável entre nossas duas nações”, disse Biden.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O encontro de Biden com Bennett foi arranjado rapidamente depois que o líder israelense formou um governo no início deste verão, privando Netanyahu de outro mandato.

O entusiasmo em Washington pela nova liderança israelense era palpável: Biden telefonou para Bennett menos de duas horas depois de tomar posse e as autoridades americanas imediatamente começaram a trabalhar para marcar uma reunião.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Bennett chegou a Washington prometendo reiniciar os laços de seu país com os Estados Unidos. A animosidade persistia na relação fria entre Netanyahu e o ex-presidente Barack Obama, cuja busca pela diplomacia com o Irã levou a tensas divergências.

Alguns funcionários da Casa Branca acreditavam que Netanyahu retomaria sua postura adversária com Biden. A visão foi consolidada quando Israel começou a restringir o compartilhamento de inteligência nesta primavera, de acordo com o The New York Times.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com Bennett agora no poder, os assessores de Biden acreditam que uma reinicialização está próxima. O diretor da CIA William Burns já viajou para Israel, um sinal de que o relacionamento com a inteligência está sendo restaurado. Enquanto estava em Washington, Bennett também se reuniu com os secretários de Estado e de defesa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile