Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Os esforços de evacuação em Cabul começaram a diminuir no sábado, quando a capital afegã estava em alerta máximo para possíveis ataques terroristas na sequência de um ataque dos EUA contra o Estado Islâmico.
O presidente Biden disse que seus comandantes militares o informaram que outro ataque no Afeganistão é “altamente provável nas próximas 24-36 horas”. O Estado Islâmico assume responsabilidade pelo ataque na quinta-feira para o aeroporto de Cabul, que matou quase 200 pessoas, incluindo 13 militares dos EUA.
“A situação no terreno continua extremamente perigosa e a ameaça de terroristas no aeroporto continua alta”, disse Biden em um comunicado. Ele disse que instruiu os comandantes militares “a tomar todas as medidas possíveis para priorizar a proteção da força”.
Em um novo alerta de segurança emitido na manhã de domingo em Cabul, o Departamento de Estado aconselhou todos os cidadãos dos EUA a deixarem imediatamente três dos portões do aeroporto e evitar viajar para o aeroporto, citando uma “ameaça específica e confiável”. As autoridades não responderam a perguntas sobre a natureza da ameaça.
Os EUA e seus aliados evacuaram mais de 117.000 pessoas do Afeganistão nas duas semanas desde que o Talibã derrubou o governo afegão. Cerca de 1.400 pessoas estavam dentro do aeroporto e aguardando voos no sábado.