Mundo

Prêmio Nobel da Física de 2021 vai para trio de cientistas que estuda sistemas físicos complexos

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Prêmio Nobel de Física 2021:  O Prêmio Nobel de Física foi concedido ao trio de cientistas Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi por suas contribuições inovadoras para nos ajudar a compreender sistemas físicos complexos. 

Metade do prêmio foi concedida a Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann pela modelagem física do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo o aquecimento global de forma confiável. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A outra metade foi concedida a Giorgio Parisi pela descoberta da interação da desordem e das flutuações nos sistemas físicos das escalas atômicas às planetárias. 

Na ocasião, Thors Hans Hansson, presidente do Comitê Nobel de Física, disse: “As descobertas reconhecidas este ano demonstram que nosso conhecimento sobre o clima se apóia em uma base científica sólida, baseada em análises rigorosas de observações. Todos os laureados deste ano contribuíram para que obtivéssemos uma visão mais profunda das propriedades e da evolução de sistemas físicos complexos. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann estabeleceram a base de nosso conhecimento do clima da Terra e como a humanidade o influencia”, disse a Academia Sueca de Ciências em um comunicado. “Giorgio Parisi é recompensado por suas contribuições revolucionárias à teoria de materiais desordenados e processos aleatórios.”

Hasselmann, que está no Instituto Max Planck de Meteorologia em Hamburgo, disse à Reuters de sua casa que não queria acordar do que descreveu como um lindo sonho.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Sou aposentado, sabe, e tenho estado um pouco preguiçoso ultimamente. Estou feliz com a homenagem. A pesquisa continua”, disse ele.

A Academia disse que Manabe, que trabalha na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, lançou as bases na década de 1960 para a compreensão atual do clima da Terra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Hasselmann, disse, desenvolveu modelos cerca de 10 anos depois que se tornaram fundamentais para provar que as emissões de dióxido de carbono da humanidade causam o aumento das temperaturas na atmosfera.

Parisi, que ligou para a coletiva de imprensa anunciando os vencedores, foi questionado sobre sua mensagem aos líderes mundiais que devem se reunir para as negociações sobre mudança climática da ONU em Glasgow, Escócia, em 31 de outubro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Acho que é muito urgente que tomemos decisões reais e muito fortes e avancemos em um ritmo muito forte”, disse o laureado de 73 anos que trabalha na Universidade Sapienza de Roma.

AQUECIMENTO GLOBAL

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O trabalho sobre as mudanças climáticas já foi reconhecido por prêmios Nobel antes.

O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore e o painel climático da ONU receberam o Prêmio da Paz em 2007 por galvanizar a ação internacional contra o aquecimento global, e William Nordhaus ganhou metade do prêmio Economia de 2018 por integrar as mudanças climáticas ao modelo de crescimento econômico ocidental.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Céticos ou negadores dos fatos científicos … não são mais tão visíveis e esta mensagem da ciência do clima foi ouvida”, disse o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas, sobre o prêmio deste ano.

A física é o segundo Nobel a receber esta semana, depois que os americanos David Julius e Ardem Patapoutian ganharam o prêmio de medicina na segunda-feira pela descoberta de receptores na pele que sentem a temperatura e o toque. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os prêmios Nobel foram criados pela vontade do inventor da dinamite e empresário sueco Alfred Nobel e foram concedidos desde 1901 com apenas um punhado de interrupções, principalmente devido às duas guerras mundiais.

Como no ano passado, não haverá banquete em Estocolmo por causa da pandemia COVID-19. Os laureados receberão medalhas e diplomas em seus países de origem. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O anúncio do prêmio de física será seguido nos próximos dias pelos prêmios de química, literatura, paz e economia.

($ 1 = 8,7290 coroas suecas)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile