Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Finlândia interrompeu na quarta-feira (6) o uso da vacina Covid-19 da Moderna para homens com menos de 30 anos um dia depois que a Suécia e a Dinamarca implementaram medidas semelhantes.
Autoridades de saúde em Helsinque disseram que a decisão foi tomada após relatos de um raro efeito colateral cardiovascular.
Na quarta-feira, a Suécia disse que pararia de oferecer vacina para menores de 30 anos. A Dinamarca mais tarde seguiu o exemplo com uma proibição semelhante à Moderna para todos os menores de 18 anos. As pessoas que receberam uma dose da vacina receberiam uma alternativa para a segunda.
“Um estudo nórdico envolvendo Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca descobriu que homens com menos de 30 anos que receberam Moderna Spikevax tinham um risco ligeiramente maior do que outros de desenvolver miocardite”, disse Mika Salminen, do instituto de saúde da Finlândia.
A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco que pode resultar em sua capacidade de bombear o sangue pelo corpo. A condição pode causar ritmos cardíacos acelerados ou anormais.
Salminen disse que a miocardite geralmente cura sozinha em poucos dias.
Como precaução, a Finlândia agora dará a vacina Pfizer apenas para meninos e homens jovens.
A Dinamarca já vinha usando a vacina Pfizer como principal opção para crianças de 12 a 17 anos. Afirmou que estava suspendendo o uso das vacinas Moderna para menores de 18 anos como “princípio de precaução”.