Mundo

Submarino dos EUA bate em objeto desconhecido perto da China

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Um submarino com propulsão nuclear dos EUA atingiu um “objeto” enquanto estava submerso em águas internacionais na região do Indo-Pacífico, ferindo parte da tripulação, disse a Marinha dos Estados Unidos.

Nenhum dos marinheiros a bordo do USS Connecticut sofreu ferimentos fatais, disse a Marinha em um breve comunicado na quinta-feira (7).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O incidente ocorreu no sábado, acrescentou.

“O submarino permanece em condição segura e estável”, disse o comunicado. “A usina de propulsão nuclear e os espaços do USS Connecticut não foram afetados e permanecem totalmente operacionais”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O comunicado não detalhou com que o navio colidiu, a localização do incidente ou o número de marinheiros feridos.

Autoridades americanas, falando sob condição de anonimato, disseram à agência de notícias Reuters que o incidente ocorreu no Mar da China Meridional e que “menos de 15 pessoas” sofreram ferimentos leves, como hematomas e cortes. Duas das lesões foram classificadas como “moderadas”, informou a Reuters.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A segurança da tripulação continua sendo a principal prioridade da Marinha”, disse o comunicado, acrescentando que o incidente está sendo investigado.

O Mar da China Meridional é uma das vias navegáveis ​​mais disputadas e economicamente significativas do mundo. A China reivindica quase toda a área sob sua polêmica linha de nove traços e construiu ilhas artificiais e montou postos militares nos últimos anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Malásia, Brunei, Vietnã e Filipinas também reivindicam partes do mar, assim como Taiwan.

Esta semana, a Malásia convocou o enviado chinês depois que navios chineses entraram nas águas territoriais de Kuala Lumpur, na costa de Bornéu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os EUA têm conduzido o que chamam de operações de “liberdade de navegação” no Mar da China Meridional para fazer valer os direitos e liberdades de navegação de acordo com o direito internacional. As tensões na área só aumentaram desde 2016, quando o Tribunal Internacional de Arbitragem de Haia rejeitou a linha de nove travessões da China e determinou que Pequim não tinha nenhum título histórico sobre o Mar do Sul da China depois que as Filipinas contestaram as reivindicações e ações de Pequim sobre a hidrovia disputada.

A Marinha dos Estados Unidos disse que o submarino agora se dirige para Guam.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O USS Connecticut é um submarino de ataque rápido da classe Seawolf USS Connecticut (SSN 22) e tem 140 tripulantes, incluindo 14 oficiais. A Marinha diz que os navios Seawolf são “silenciosos, rápidos, bem armados e equipados com sensores avançados”. Eles também têm oito tubos de torpedo.

FONTE : AL JAZEERA

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile