Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta quinta-feira (14), um grupo de 63 congressistas americanos, todos do Partido Democrata, solicitou ao presidente Joe Biden para que pressione o presidente Jair Bolsonaro com uma reavaliação das relações bilaterais com o Brasil. O grupo pede ainda a retirada da oferta para que o país se torne um aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
“O histórico deplorável de Bolsonaro no cargo exige uma revisão urgente das relações EUA-Brasil, com foco na identificação de ajustes potenciais no relacionamento que poderiam fornecer uma alavanca para incentivar um comportamento menos prejudicial”, dizem os democratas, que representam mais de 25% da bancada da esquerda na Câmara.
Segundo os congressistas, Bolsonaro “ameaça o regime democrático” por ter “militarizado o governo”. “As políticas dele ameaçam o regime democrático”, destacou o grupo. Em agosto de 2019, o Brasil se tornou um aliado extra-Otan.
Este título é ofertado pelo governo dos EUA a diversos países aliados que colaboram com as forças americanas, mas que não são membros da Otan. Esse status abre a porta para a entrega de equipamentos de defesa excedentes e a organização de manobras conjuntas.