Mundo

Vietnã prende cinco jornalistas por postagens ‘antiestaduais’ no Facebook

Um tribunal vietnamita condenou cinco jornalistas a penas de prisão e os proibiu de trabalhar por três anos, informou a mídia estatal, depois que foram condenados por espalhar conteúdo ‘antiestado’ em um meio de comunicação baseado no Facebook.

Eles foram considerados culpados de “abusar dos direitos democráticos e das liberdades para infringir os interesses do estado” em um julgamento de dois dias na cidade de Can Tho, no sul do país, disse a Agência de Notícias do Vietnã (VNA) nesta quinta-feira (28).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os jornalistas montaram um veículo de notícias chamado Bao Sach (Jornal Limpo) no Facebook, que, segundo a denúncia citada pela VNA, veiculava conteúdos que distorciam informações e difamavam o governo.

“Os atos cometidos pelos réus também geraram confusão, desconfiança entre as pessoas”, disse.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades do Vietnã detêm regularmente usuários de mídia social por postarem conteúdo “antiestado”.

Truong Chau Huu Danh, ex-repórter e líder do grupo, foi condenado a quatro anos e meio de prisão, enquanto os outros réus receberam penas de prisão de dois a três anos, disse a VNA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Todos os cinco serão banidos do jornalismo por três anos após deixarem a prisão, informou a VNA.

O vice-diretor asiático da Human Rights Watch, com sede em Nova York, Phil Robertson, disse que o Vietnã não deveria tratar a mídia como “inimiga do estado”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Jogar mais jornalistas cidadãos na prisão não vai impedir as pessoas de reclamar ou exigir reformas no Vietnã”, disse Robertson.

“O governo deve reconhecer que jornalistas cidadãos e mídia independente são aliados da boa governança.”/ Aljazeera 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile