Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Os testes do míssil de cruzeiro hipersônico Zircon da Rússia estão quase concluídos e as entregas para a Marinha começarão em 2022, disse o presidente Vladimir Putin.
A medida anunciada nesta quarta-feira (3) faz parte de uma tentativa de Moscou de seguir em frente na corrida com os Estados Unidos e outros países para implantar a próxima geração de armas de longo alcance, mais difíceis de detectar e interceptar.
A Rússia disse no mês passado que testou com sucesso um míssil Zircon de um submarino pela primeira vez.
“Agora, é especialmente importante desenvolver e implementar as tecnologias necessárias para criar novos sistemas de armas hipersônicas, lasers de alta potência e sistemas robóticos que serão capazes de combater efetivamente ameaças militares potenciais, o que significa que irão fortalecer ainda mais a segurança de nosso país ”, Disse Putin em comentários televisionados.
Ele disse que em testes, o míssil atingiu com sucesso alvos terrestres e marítimos quando disparado de debaixo d’água ou de navios de superfície.
Alguns especialistas ocidentais questionam o quão avançada é a nova geração de armas da Rússia, embora reconheçam que a combinação de velocidade, capacidade de manobra e altitude dos mísseis hipersônicos os torna difíceis de rastrear e interceptar.
Eles viajam a mais de cinco vezes a velocidade do som na alta atmosfera, ou cerca de 6.200 km por hora (3.850 mph).
Embora mais lento do que um míssil balístico intercontinental, a forma de um veículo planador hipersônico permite que ele manobre em direção a um alvo ou se afaste das defesas.
O Pentágono disse em outubro que queria que os empreiteiros de defesa cortassem o custo final das armas hipersônicas, já que os mísseis super rápidos em desenvolvimento custam dezenas de milhões de dólares por unidade.
A Coreia do Norte testou um míssil hipersônico recém-desenvolvido em setembro.