Mundo

EUA alertam a Rússia sobre a Ucrânia à medida que o medo da guerra aumenta

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, se reuniu com seu homólogo russo no momento em que se amplia a divisão entre Moscou e Washington em relação à Ucrânia.

As conversas de Blinken com Sergey Lavrov ocorreram nesta quinta-feira (2), paralelamente a uma cúpula da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em Estocolmo, onde ministros das Relações Exteriores dos 57 membros do grupo discutiram questões-chave de segurança regional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A reunião de alto nível Rússia-EUA ocorreu após semanas de tensão, com Kiev e seus aliados ocidentais expressando preocupação com um aumento significativo de tropas russas perto da fronteira com a Ucrânia.

Moscou nega o planejamento de uma invasão e acusa a Ucrânia de formar suas próprias forças no leste do país, onde forças do governo lutam contra separatistas apoiados pela Rússia desde o início de 2014, após a anexação da Crimeia de Kiev por Moscou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Antes de suas conversas, Lavrov alertou na quinta-feira sobre o “cenário de pesadelo de confronto militar … retornando” em meio às tensões, enquanto Blinken advertiu que Moscou enfrentaria “graves consequências” se buscar o confronto com seu vizinho.

A Rússia diz que espera um “contato” entre o presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo americano Joe Biden nos próximos dias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile