Mundo

Nasa lança com sucesso maior e mais poderoso telescópio espacial James Webb

O maior e mais poderoso telescópio espacial do mundo disparou em uma missão de alto risco para ver a luz das primeiras estrelas e galáxias e vasculhar o universo em busca de indícios de vida.

James Webb Space Telescope da NASA voou da Guiana Francesa na costa nordeste da América do Sul, montando um foguete europeu Ariane no céu da manhã no sábado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O observatório de US $ 10 bilhões foi lançado em direção ao seu destino a 1 milhão de milhas (1,6 milhão de quilômetros) de distância, ou mais de quatro vezes além da lua. Levará um mês para chegar lá e outros cinco meses antes que seus olhos infravermelhos estejam prontos para começar a escanear o cosmos.

Primeiro, o grande espelho do telescópio e o protetor solar precisam ser desenrolados; eles foram dobrados em estilo origami para caber no cone do nariz do foguete. Caso contrário, o observatório não será capaz de retroceder no tempo 13,7 bilhões de anos, conforme previsto, dentro de meros 100 milhões de anos do Big Bang de formação do universo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Isso nos dará uma melhor compreensão de nosso universo e nosso lugar nele: quem somos, o que somos, a busca que é eterna”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, no início desta semana.

Mas ele avisou: “Quando você quer uma grande recompensa, geralmente precisa assumir um grande risco”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Pretendido como um sucessor do antigo Telescópio Espacial Hubble, o longamente atrasado James Webb foi nomeado após o administrador da NASA durante a década de 1960. A NASA fez parceria com as agências espaciais europeias e canadenses para construir e lançar o novo telescópio de 7 toneladas (7.000 kg), com milhares de pessoas de 29 países trabalhando nele desde a década de 1990.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile