Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao presidente norte-americano Joe Biden que qualquer sanção contra a Ucrânia seria um grande erro, informou um assessor do Kremlin nesta quinta-feira (30), depois que os dois líderes conversaram por telefone antes das negociações de nível inferior no mês que vem.
A ligação, que autoridades americanas disseram ter começado às 3:35 pm EST (20:35 GMT) e durou 50 minutos, veio em meio a semanas de preocupações ocidentais sobre o envio de dezenas de milhares de soldados pela Rússia perto de sua fronteira com a Ucrânia.
O assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, disse que a Rússia está satisfeita com a conversa, que ele disse ser centrada nas garantias de segurança que Moscou quer do Ocidente, mas que quaisquer sanções substanciais contra a Rússia seriam “um erro colossal”.
“Esperamos que isso não aconteça”, disse Ushakov aos repórteres após o telefonema.
Foi a segunda vez que Putin e Biden mantiveram conversações diretas neste mês, enquanto o aumento militar russo perto da Ucrânia continua a aumentar os temores de que a Rússia possa estar se preparando para uma invasão iminente ao seu vizinho.
Em um comunicado descrevendo as negociações de quinta-feira, a Casa Branca disse que Biden pediu a Putin para “diminuir” as tensões latentes e “deixou claro que os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma decisiva se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia”.
Com informações AL JAZEERA