Mundo

Grande incêndio destrói edifício do parlamento sul-africano na Cidade do Cabo

Os bombeiros lutaram contra um grande incêndio no complexo do Parlamento da África do Sul neste domingo )2), que lançou uma nuvem negra de fumaça e chamas no ar acima do centro da Cidade do Cabo e causou o colapso de alguns tetos do prédio que abriga a legislatura nacional. 

O incêndio começou no terceiro andar de um antigo prédio que abriga escritórios e se espalhou para o prédio da Assembleia Nacional, onde agora fica o Parlamento da África do Sul , disse a Ministra de Obras Públicas e Infraestrutura, Patricia de Lille.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O incêndio está atualmente nas câmaras da Assembleia Nacional”, disse De Lille a repórteres no local. “Este é um dia muito triste para a democracia, pois o Parlamento é a casa da nossa democracia.”

O porta-voz do Serviço de Bombeiros e Resgate da Cidade do Cabo, Jermaine Carelse, disse que não houve registro de feridos. O Parlamento estava fechado para as férias. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os guardas de segurança relataram o incêndio pela primeira vez por volta das 6h, disse Carelse, e 35 bombeiros estavam no local. Alguns deles foram erguidos no horizonte da Cidade do Cabo em um guindaste para borrifar água nas chamas de cima. 

Eles ainda estavam lutando contra o incêndio mais de seis horas depois.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa foi informado sobre o incêndio, disse De Lille, mas era muito cedo para especular sobre uma causa. Ela disse que as autoridades estão analisando as imagens das câmeras de vídeo. 

O vice-ministro da Segurança do Estado também esteve no complexo do Parlamento. O presidente do parlamento, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, advertiu contra as especulações de que foi um ataque deliberado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

“Até que seja fornecido um relatório informando que houve um incêndio criminoso, temos que ter cuidado para não fazer sugestões de que houve um ataque”, disse ela.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente Ramaphosa e muitos dos políticos de alto escalão da África do Sul estiveram na Cidade do Cabo para o funeral do arcebispo Desmond Tutu, que aconteceu no sábado na Catedral de São Jorge, a cerca de um quarteirão da delegacia do Parlamento.

O distrito tem três seções principais, o edifício original do Parlamento concluído no final de 1800 e duas partes mais recentes construídas no século XX. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O incêndio foi inicialmente concentrado no antigo edifício do Parlamento, que está localizado atrás da Assembleia Nacional, disse De Lille a repórteres em frente aos portões do complexo do Parlamento. Durante esse briefing, ela disse que os bombeiros “têm a situação sob controle”, mas o fogo se espalhou logo depois e destruiu o atual prédio do Parlamento.

As autoridades temiam que outras partes dos edifícios na delegacia pudessem desabar por causa do calor, enquanto artefatos históricos no interior provavelmente seriam danificados ou destruídos. A parte superior do prédio branco brilhante da Assembleia Nacional havia sido queimada enquanto a fumaça saía de seu telhado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O betume do telhado está derretendo até mesmo, uma indicação do calor intenso. Houve relatos de algumas paredes mostrando rachaduras, o que poderia indicar um colapso ”, disse Carelse ao site News24. 

A polícia isolou o complexo e fechou as estradas. Algumas das áreas bloqueadas ficavam perto de onde as pessoas haviam deixado flores e outras homenagens a Tutu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um grande incêndio florestal nas encostas da famosa Table Mountain da Cidade do Cabo no ano passado se espalhou pelos prédios abaixo e destruiu parte de uma biblioteca histórica da Universidade da Cidade do Cabo.

(AP)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile