Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Uma lei que proíbe o uso de tintas coloridas em tatuagens entra em vigor na União Europeia (UE) nesta terça-feira (04). A decisão foi tomada após ao menos 4 mil produtos químicos proibidos pela regulamentação sanitária do bloco de países terem sido encontrados nos produtos utilizados por tatuadores.
Descritas em um documento chamado Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH) – que regulamenta os produtos comercializados no país, as substâncias estariam avaliadas como cancerígenas ou responsáveis por mutações genética.
Entre os elementos químicos identificados que causam danos à saúde, está o álcool isopropanol, já é proibido na composição de produtos destinados à aplicação na pele.
O tatuador Fabrizio Funelli, que dirige o estúdio Funestik Tattoo Mania, em Bruxelas, na Bélgica, afirmou ao jornal Politico que os fabricantes ainda não forneceram alternativas adequadas e as pigmentações que seguirão permitidas podem não proporcionar o mesmo efeito duradouro.
Segundo as autoridades de saúde da União Europeia, a decisão é preventiva e pode ser revertida.
“O objetivo não é proibir a tatuagem, mas tornar as cores usadas em tatuagens e na maquiagem permanente mais seguras”, esclareceu a agência reguladora da União Europeia que cuida do assunto.