Mundo

Juiz dos EUA condena os assassinos de Ahmaud Arbery à prisão perpétua

Um juiz dos Estados Unidos condenou três homens à prisão perpétua pelo assassinato de Ahmaud Arbery , cujo tiroteio fatal em 2020 no estado da Geórgia gerou protestos em massa contra o racismo e o vigilantismo.

O juiz Timothy Walmsley da Geórgia decidiu na sexta-feira que Travis McMichael , 35, e seu pai, Gregory McMichael, 66, passariam a vida inteira na prisão sem possibilidade de liberdade condicional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Walmsley também sentenciou o vizinho dos McMichaels, William “Roddie” Bryan, à prisão perpétua, mas ele terá a possibilidade de liberdade condicional após 30 anos – a pena mínima permitida por assassinato segundo a lei estadual.

Em novembro, um júri da Geórgia considerou os três homens – que perseguiram e atiraram mortalmente em Arbery em fevereiro de 2020 enquanto ele corria pela comunidade costeira de Satilla Shores – culpados de uma série de acusações, incluindo homicídio doloso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Walmsley disse na audiência no Tribunal do Condado de Glynn em Brunswick na sexta-feira que deu aos McMichael a sentença mais severa aberta a ele, em parte por causa de suas palavras e ações “insensíveis” capturadas em vídeo.

“Foi uma cena assustadora e realmente perturbadora”, disse o juiz sobre o quadro em um vídeo de celular do assassinato em que McMichael começa a levantar sua espingarda em Arbery, enquanto o jovem de 25 anos está a cerca de 6 metros de distância.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele disse que Arbery foi “caçado, baleado e morto porque os indivíduos aqui neste tribunal fizeram justiça com as próprias mãos”.

Durante a audiência de condenação na sexta-feira, os parentes de Arbery pediram ao juiz que não mostrasse indulgência para com os três homens. Os advogados de defesa imploraram clemência, dizendo que nenhum dos três homens jamais teve a intenção de matar Arbery.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A irmã de Arbery, Jasmine Arbery, relembrou o humor de seu irmão, descrevendo-o como um pensador positivo com uma grande personalidade. Ela disse ao juiz que seu irmão tinha pele escura “que brilhava ao sol”, cabelos grossos e cacheados e uma constituição atlética, fatores que o tornavam um alvo para os homens que o perseguiam.

“Essas são as qualidades que fizeram esses homens presumir que Ahmaud era um criminoso perigoso e persegui-los com armas em punho. Para mim, essas qualidades refletem um jovem cheio de vida e energia que se parecia comigo e com as pessoas que eu amava ”, disse Jasmine Arbery.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Arbery estava correndo por Satilla Shores na tarde de 23 de fevereiro de 2020, quando os McMichaels decidiram pegar suas armas, pular em uma caminhonete e perseguir a comunidade predominantemente branca.

Um vídeo gráfico da morte de Arbery vazou dois meses depois, alimentando protestos públicos em massa contra o racismo anti-negro e vigilantismo, bem como pedidos de responsabilização. Isso também levou as autoridades estaduais da Geórgia a assumir o caso e, em última instância, acusar o trio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eles escolheram meu filho porque não o queriam em sua comunidade”, disse Wanda Cooper-Jones, a mãe de Arbery, ao tribunal na sexta-feira. “Quando não conseguiram assustá-lo ou intimidá-lo o suficiente, eles o mataram.”

Os advogados de defesa disseram que apelarão das condenações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

da esquerda, Travis McMichael, William

Travis McMichael (L), William ‘Roddie’ Bryan e Gregory McMichael (R) foram condenados em novembro [Arquivo]

Bob Rubin, advogado do jovem McMichael, disse que a vida sem liberdade condicional deve ser reservada apenas para “o pior do pior”.

“Seu objetivo não era cometer um crime naquele dia ou matar alguém naquele dia”, disse Rubin sobre Travis McMichael . “Seu objetivo era ter uma tarde em família.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nenhum dos três homens condenados usou seu direito de se dirigir ao tribunal na audiência.

O trio também enfrenta um julgamento federal em fevereiro sob diferentes acusações de crime de ódio , acusado de violar os direitos civis de Arbery ao atacá-lo por causa de sua “raça e cor”. Eles se declararam inocentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

FONTE AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile