Mundo

Boris Johnson pede desculpas após admitir ter participado de festa durante lockdown 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu desculpas nesta quarta-feira (12) depois de admitir que participou de uma festa no jardim de Downing Street “traga sua própria bebida” em maio de 2020, dizendo acreditar que era um evento de trabalho na época.

Dirigindo-se aos legisladores na Câmara dos Comuns, Johnson disse que deseja se desculpar por suas ações e disse que sabe que há pessoas que sentem raiva dele e de seu governo pelo chamado escândalo do “portão do partido”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Houve coisas que simplesmente não acertamos e devo assumir a responsabilidade”, disse Johnson.

O primeiro-ministro admitiu pela primeira vez que havia participado da festa no jardim de Downing Street em 20 de maio de 2020, alegando que achava que a reunião era um evento de trabalho na época. Ele acrescentou que, em retrospectiva, deveria ter mandado todos de volta para dentro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista de oposição, acusou Johnson de “meses de engano e decepção” e liderou apelos ao primeiro-ministro para “fazer a coisa decente e renunciar”.

Starmer também descreveu a defesa de Johnson de que ele não percebeu que o evento era uma festa como “ofensivo ao público britânico”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em resposta a vários pedidos de renúncia, Johnson disse que não achava que deveria antecipar o resultado de uma investigação interna liderada pela alta funcionária do governo Sue Gray.

Os detalhes da festa surgiram na segunda-feira, quando a emissora britânica ITV publicou um e-mail vazado do principal secretário particular de Johnson, Martin Reynolds. A revelação bombástica provocou uma enorme reação pública e desestabilizou a presidência de Johnson mais uma vez.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O e-mail convidava mais de 100 funcionários de Downing Street “a aproveitar ao máximo este clima agradável e tomar algumas bebidas socialmente distanciadas no jardim nº 10” a partir das 18h do dia 20 de maio de 2020. A mensagem foi enviada em um momento em que as regras de bloqueio em A Inglaterra proibiu grandes reuniões ao ar livre.

Reynolds assinou o e-mail convidando a equipe a “trazer sua própria bebida!”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile