Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Alemanha está pronta para ajudar a Ucrânia financeira e economicamente, disse a ministra das Relações Exteriores do país, Annalena Baerbock, nesta segunda-feira (24) em Bruxelas.
Nos últimos dias, a pressão internacional sobre Berlim aumentou para entregar armas a Kiev.
“Estamos ao lado da Ucrânia, no que diz respeito ao apoio financeiro e econômico”, disse Baerbock a repórteres antes de uma reunião com seus colegas da União Europeia.
Respondendo a uma pergunta sobre se cortar a Rússia do sistema global de mensagens SWIFT deveria ser uma opção para sanções, Baerbock repetiu sua posição de que o “pau mais duro” pode nem sempre ser a arma mais inteligente a ser usada no final do dia.
As tensões entre a Ucrânia e a Rússia estão em seu ponto mais alto dos últimos anos, com uma tropa russa a postos próxima à fronteira entre as duas nações, levantando temores de que Moscou possa iniciar uma invasão nas próximas semanas ou meses.
A Rússia tem cerca de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia desde os últimos meses, enquanto as autoridades ucranianas já alertaram para um ataque russo.
O ditador socialista Vladimir Putin, da Rússia, nega a intenção de atacar.
A Ucrânia foi invadida pela Rússia na década passada, quando Putin apoiou grupos separatistas na região da Crimeia, que foi anexada pela potência euroasiática depois da incursão.