Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Uma turista holandesa foi presa após fazer uma saudação nazista durante visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. A mulher, que não teve o nome revelado, tem 29 anos, fez o gesto em frente ao portão que leva a inscrição “Arbeit macht frei” (“O trabalho liberta”, na tradução para português).
Após ser detida, a mulher foi acusada de promover propaganda nazista, crime que pode render pena de até 2 anos de prisão no país. Neste caso, uma multa foi estipulada pela promotoria local e a holandesa concordou em pagar o montante.
A agência de notícias polonesa PAP informou que a mulher descreveu o gesto como uma “piada de mau gosto” e afirmou que estava posando para uma foto que seria registrada pelo marido.
Pelo menos 6 milhões de pessoas morreram no Holocausto — a campanha da Alemanha nazista para erradicar a população judaica. No total, 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas em Auschwitz em período de apenas 4 anos e meio. Deste total, quase um milhão eram judeus.
Nos campos de extermínio, os presos passaram fome, trabalharam até a morte e até foram usados para experimentos por médicos. Muitos foram assassinados no complexo de câmaras de gás no campo de Auschwitz.