Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Joe Biden disse nesta quinta-feira (27) que nomearia uma mulher negra para Suprema Corte para substituir o juiz aposentado Stephen Breyer, cumprindo uma promessa fundamental de campanha.
Biden anunciou a aposentadoria de Breyer durante um evento com o jurista na Casa Branca, com o presidente dizendo que planeja escolher um candidato antes do final de fevereiro.
“Não tomei nenhuma decisão, exceto uma: a pessoa que indicarei será alguém com qualificações extraordinárias, experiência de caráter e integridade”, disse Biden. “E essa pessoa será a primeira mulher negra nomeada para a Suprema Corte dos Estados Unidos. Demorou muito na minha opinião. Assumi esse compromisso durante minha campanha para presidente e vou manter esse compromisso.”
Biden disse que consultaria senadores de ambos os partidos, principais juristas e o vice-presidente Harris antes de escolher uma indicação, elogiando Harris como uma “advogada excepcional” e observando sua experiência como procuradora-geral da Califórnia e membro do Comitê Judiciário do Senado.
“Ouvirei atentamente todos os conselhos que me derem e estudarei os registros e casos anteriores com cuidado”, disse Biden. “Vou me encontrar com os possíveis indicados, e é minha intenção – minha intenção – anunciar minha decisão antes do final de fevereiro. Eu não fiz nenhuma escolha neste momento.
“Assim que selecionar um candidato, pedirei ao Senado que proceda prontamente à minha escolha”, disse o presidente. “No final, vou nomear um candidato histórico, alguém que seja digno do legado do juiz Breyer.”
Breyer na quinta-feira também confirmou oficialmente sua aposentadoria, que foi relatada pela primeira vez no dia anterior. Ele disse em uma carta a Biden que planeja sair depois que o atual mandato da Suprema Corte terminar neste verão e depois que seu sucessor for confirmado pelo Senado.
A decisão do juiz de 83 anos de renunciar dá a Biden a oportunidade de solidificar a ala liberal de três pessoas da Suprema Corte com um candidato mais jovem e a chance de diversificar suas fileiras.