Mundo

Ucrânia: Kiev pede à Rússia que retire tropas da fronteira

Kiev pediu a Moscou que retire suas tropas da fronteira com a Ucrânia e continue o diálogo com o Ocidente se for “sério” sobre a diminuição das tensões que aumentaram em meio a temores de uma invasão russa.

“A Rússia deve continuar o engajamento diplomático e retirar as forças militares que acumulou ao longo das fronteiras da Ucrânia e nos territórios temporariamente ocupados da Ucrânia”, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, os senadores dos EUA disseram que estão muito perto de chegar a um acordo sobre uma legislação para sancionar a Rússia por suas ações na Ucrânia, e o governo britânico disse que apresentará nova legislação esta semana para ampliar o escopo das sanções que pode aplicar à Rússia, que enviou dezenas de milhares de soldados perto da fronteira ucraniana.

A Rússia disse neste domingo (30) que quer relações “mutuamente respeitosas” com os Estados Unidos e negou representar uma ameaça à Ucrânia, mas acusou a Otan de querer “arrastar” a Ucrânia para a aliança. O chefe da Otan disse que a aliança não tem planos de enviar tropas de combate para a Ucrânia no caso de uma invasão russa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile